Confira os melhores exercicios para fortalecer a regiao dos ombros e trapezio.

A preocupacao com a forma fisica e estetica e um dos principais motivos que levam as pessoas a academia e, por conta disso, alguns musculos importantes de serem trabalhados sao deixados de lado, como e o caso dos ombros e trapezio. No entanto, trabalhar esses musculos pode ser a diferenca entre aqueles que apenas frequentam a academia e quem realmente esta interessado em treinar pesado.

O deltoide anterior, lateral e posterior, sao os musculos que compoe o ombro e, quando bem trabalhados, desenham um form muito mais bonito para o atleta. Alem disso, esses musculos serao fundamentais para auxiliar em exercicios para o ganho de massa magra em outras regioes, conforme explica Danilo Eguchi, Atleta e Particular Trainer. “O trapezio e um musculo de sustentacao, assim como o ombro, que sao fundamentais para treinos de peito e costas, ja que quanto mais fortes forem os musculos dos ombros e trapezio, mais carga voce ira suportar para os treinos de peito e costas”.

Outra grande vantagem de trabalhar ombros e trapezio, e a melhora na postura. “Quando executado da forma correta, o treino de ombros pode ajudar a corrigir a postura. Isso porque, as pessoas que tem a projecao dos ombros para a frente, ao realizar o exercicio de posterior de ombros, precisarao manter uma postura correta, mais ereta, durante a execucao do exercicio. Com isso e possivel arrumar a postura da pessoa”, esclarece Eguchi.

Quer saber como fazer um treino de trapezio avancado? Entao confira o publish exclusivo da Madrugao com os exercicios mais eficientes para esses musculos!

Como desenvolver o trapezio
Se voce ja se convenceu da importancia de treinar esses musculos, chegou a hora de aprender como fazer para turbinar esse treino. Para isso, pedimos para o Personal Danilo Eguchi revelar os seus segredos.

– Treine ombros e costas

“Uma dica lawful e separar um dia apenas para esse treino, caprichando bastante na parte lateral e posterior de ombros. Alem de ser um musculo muito importante, ele fica muito bonito esteticamente quando bem trabalhado”, conta Eguchi.

– Faca repeticoes lentas

As repeticoes lentas ajudam a fazer o musculo trabalhar mais, alem de aumentar a duracao das sequence, amplificando a hipertrofia.

– Movimento na amplitude maxima

A execucao do movimento e tao importante quanto o peso da carga utilizada em um exercicio. Quando falamos em amplitude maxima, estamos nos referindo a musculatura atingindo a sua maxima contracao no exercicio, o que aumenta o recrutamento das fibras musculares da regiao e melhora os resultados na hipertrofia.

Por ex.: em um exercicio de supino reto, o caminho que a barra percorre e chamado de angulo de amplitude. Quanto maior for esse angulo, melhor sera o resultado. Uma boa trajetoria da barra seria encostada no peito na fase excentrica (fase de descontracao muscular) e com extensao complete do cotovelo na fase concentrica (fase de contracao muscular).

– Descida controlada

E comum encontrarmos uma subida controlada do peso ao mesmo tempo que a descida e feita de maneira descontrolada, soltando a carga na descida. No entanto, a fase excentrica e de extrema importancia para bons resultados na hipertrofia e por isso deve ser feita lentamente.

Entao, sempre se lembre: depois de subir o maximo possivel e atingir ao topo, desca a carga controladamente ate voltar a posicao inicial.

O atleta ainda ressalta a importancia de seguir as orientacoes de um educador fisico e tomar cuidado com o overtraining. “Tome cuidado com a sobrecarga. Se voce realizar o exercicio de forma incorreta com uma carga muito alta, pode acabar lesionando a sua lombar. Entao, cuidado com a carga e busque sempre o auxilio de um profissional de educacao fisica para executar o movimento da forma correta”, alerta.

Para desenvolver os musculos de ombros e trapezio, o personal indica o metodo de treino bi-set para levar os musculos a fadiga. “Os treinos para turbinar sempre sao os que utilizam o metodo bi-established. Faca uso da carga correta, de acordo com o seu perfil e forca, e siga um treino de progressao de carga, aumentando conforme voce for fortalecendo e suportando mais peso. E, por ultimo, mas nao mesmo importante, nao descuide da alimentacao. Uma dieta balanceada e basic para o ganho de massa magra de forma geral”.

Como montar seu treino de trapezio
Alem de colocar todas as dicas anteriores em pratica de como desenvolver corretamente um treino de trapezio hipertrofia, e importante que voce saiba montar o seu treino.

O quantity complete de treino deve variar entre eight a twenty series totais por semana para gerar hipertrofia, comecando com o menor (eight collection) e ir aumentando gradativamente para que o seu corpo possa se acostumar a esse novo estimulo.

Voce pode comecar com dois treinos de trapezio gigante semanais, com dois exercicios para o grupo muscular com 2 sequence cada um. Nos proximos treinos, va acrescentando uma serie a mais. Assim, voce forca o seu corpo a se adaptar continuamente, potencializando seu progresso.

Treino de trapezio e ombros: six exercicios

Quer turbinar seu treino de ombros e conquistar um belo shape? Entao confira a sequencia de exercicios sugerida pelo atleta e particular trainer, Danilo Eguchi:

1. Lateral sentado

Sentado na ponta de um banco, segure um par de halteres.
Com a coluna reta, deixe os halteres suspensos nas laterais do seu corpo, mantendo as palmas das maos voltadas para dentro e os cotovelos ligeiramente flexionados. O tronco pode ficar reto ou levemente exercicios halter inclinado para a frente.
Inicie o movimento levantando os bracos lateralmente abduzindo os ombros ate que estejam paralelos em relacao ao chao.
Deixe os cotovelos parados, contraia bem o musculo e, em seguida, lentamente retorne os halteres para a posicao inicial.


Faca five collection de 10 repeticoes.



2. Frontal corda no crossover

Com o pegador de cordas entre as suas pernas, incline o tronco levemente a frente.
Mantenha os cotovelos ligeiramente flexionados (semi-flexionados) e imoveis.
Inicie o movimento flexionando os ombros (elevacao frontal), ate as maos estarem na altura dos olhos.
Em seguida e lentamente, retorne a posicao inicial controlando o movimento na descida.
Faca 4 collection de ten repeticoes.

3. Desenvolvimento Arnold

Sente-se em um banco com apoio para as costas e segure um par de halteres.
Mantenha a coluna reta, as costas apoiadas e flexione os cotovelos, trazendo os pesos ate a frente do peito, com as palmas das maos voltadas para dentro.
Inicie o movimento empurrando os halteres para cima (com a forca dos ombros), ao mesmo tempo que gira as palmas das maos para frente. No topo, os cotovelos devem ficar estendidos e os halteres acima da cabeca e proximos.
Faca uma pausa remada alta halter de 2 segundos e desca os halteres controladamente, rotacionando os punhos novamente, deixando as palmas das maos para dentro.
Faca 5 sequence, sendo a primeira de twelve repeticoes, a segunda de ten, a terceira tambem de ten, a quarta de 8 repeticoes e a quinta tambem de 8 repeticoes.

4. Desenvolvimento barra tras

Sente-se em um banco com encosto para as costas com ligeira inclinacao para tras.
Se posicione no centro do aparelho e deixe a barra atras da linha da cabeca.
Mantenha a coluna reta e as costas apoiadas no banco, e segure a barra com as palmas das maos voltadas para frente e em uma distancia maior que a dos ombros.
Inicie o movimento segurando a barra com os cotovelos estendidos e os flexione para baixo, trazendo a barra ate a nuca.
Levante a barra para cima com a forca dos ombros, ate estender os cotovelos novamente e mantenha o musculo contraido por alguns segundos e repita o movimento.
Faca 3 sequence de ten repeticoes.

five. Crucifixo inverso

Sente-se em um banco com a coluna reta, os pes apoiados no chao e um par de halteres em cada mao.
Incline a coluna ligeiramente para frente e deixe que os pesos fiquem estendidos na lateral do corpo, abaixo das pernas.
Mantenha o abdomen para dentro e levante os halteres ate proximo a altura dos ombros.
Desca o peso ate a posicao inicial lentamente e repita o movimento.
Faca four collection de twelve repeticoes.

six. Remada alta

Em pe, segure uma barra na frente do corpo, com as palmas das maos voltadas para baixo e os cotovelos estendidos (mantenha a distancia dos ombros).
Mantenha a coluna reta e o tronco imovel, levante a barra, puxando os cotovelos para cima o maximo possivel.
Deixe os musculos contraidos por um instante e desca a barra de maneira controlada.
Faca four collection de 18 repeticoes ou Encolhimento – 4 series de 18 repeticoes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *